sábado, junho 30, 2007

500 dias...

Hoje dia 30 de Junho de 2007 é o meu dia 500 de Afeganistão. Dia 2 de Agosto de 2005, aterrei pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Kabul, vindo de Lisboa. Para trás deixava família, amigos e muitos conhecidos que me apoiaram muito nesta minha primeira experiencia militar fora do país. Aqui estive durante 183 dias, onde passei ca o Natal e a Passagem do Ano,esta epoca festiva tao dificil de passar quando estamos longe da Família e dos melhores Amigos. Durante estes 183 dias aprendi o que era viver de perto com o perigo e a morte, “quem faz do perigo o seu pão, do sofrimento o seu irmão e da morte sua companheira”,sempre presentes num país onde a insegurança e a guerra, destabilizam em muito o normal funcionamento de um país que demora a desenvolver. Dia 1 de Fevereiro de 2006, terminou este primeiro ciclo. Dia 18 de Fevereiro começou um novo ciclo, ciclo este com mais 194 dias. Neste segundo ciclo tive a oportunidade de conhecer um pouco mais o Afeganistão, nomeadamente a parte oeste, Herat, Shindand e Farah. A 29 de Agosto de 2006,estava a aterrar de novo em Lisboa e a pensar que tinha acabado de fechar um ciclo da minha vida com 377 dias de experiencias unicas. Ao fim de 2 meses e meio, tomei a decisao de cá voltar mais 6 meses. Dia 28 de Fevereiro estava de novo em Kabul para aqui ficar ate finais de Agosto. Nesta missão ja tive a opurtunidade de conhecer o sul do pais, mais propriamente a província de Kandahar. Desde que cheguei ca pela primeira vez, no meu ponto de vista, este pais ainda nao evoluiu nada, muito por culpa da corrupção, ataques dos insurgentes e dos interessados em manter este pais tribal destabilizado.

8 comentários:

Inês disse...

È imenso tempo meu amor!!!
Esse país dá pena e ao mesmo tempo "raiva"... as pessoas não devem ter felicidade!
enfim...

Tenho um orgulho imenso em ti... ate ja*

Inês

Anónimo disse...

Olá Ricardo,
Não imaginas o prazer que me deu voltar a ler coisas tuas.
Durante as festas do nosso Santo António, que, este ano, foram um bocado chuvosas, o teu pai disse-me que, uns dias depois, tu já estarias em posição de utilizares a internet.
Todos os dias tenho ido ao teu blog e, hoje, fiquei muito contente por ver que já deste 'sinais de vida'...

Meu caro, apesar de nunca ter estado nesse país, compreendo o que queres dizer quanto te referes ao estágio de desenvolvimento em que ele se encontra!...
À corrupção, aos interesses arbitrários dos senhores da guerra e a muitas coisas mais que fazem com que esse país, malgrado estarmos no século XXI, viva no mais primário dos estágios de desenvolvimento da mais Baixa Idade Média, terás de acrescentar outras duas coisas que sendo já, cada uma por si, suficientemente má, quando juntas tornam-se verdadeiramente explosivas. Refiro-me, como calcularás, à droga e ao fanatismo religioso (do mais primário e obscuro que se vive no planeta Terra!...).
Má sina a dos afegãos e tristeza para todos quantos, como tu, arriscam a própria vida para levar algumas réstias de civilização a essas inóspitas paragens!!

Meu caro Ricardo,
Repito que foi muito bom voltar a ter notícias tuas e, antes de terminar, quero deixar-te a mais sincera manifestação de que o resto do tempo de comissão que ainda te falta, o passes de boa saúde e protegido pela melhor sorte do mundo.

Espero poder ver-te nas festas da S.I.R. 1º de Maio... ou antes disso!

O teu velho amigo
Fernando Pedro

Anónimo disse...

oi pimituuu...
hoje estou contente, pois desde k foste embora poucas foram as vezes k consegui contactar ctg...sempre que m e possivel tenho vindo espreitar o teu blog para ver s tens deixado alg e hoje finalmente vi que já postaste...fico feliz por ti, e com um grande orgulho em ti,como tu futura pima...
tdo esse tempo ai, é dificil tanto para ti que sentes a falta de todos os que te sao queridos ,como para nos familia...
m é uma grande experiencia de vida que te faz crescer a nivel psicologico e ver as coisas d um ponto d vista difeferente d nosso!!!
estamos tdos aki por casa, cheios d saudades tuas...Volta depressa...
beijinhos e boa sorte!

Anónimo disse...

Olá Gominhos

De ccerteza que não te enganas-te nas contas? lol. Para mim, estás aí no minimo há 500 semanas lol
Como é bom ir "cuscar" os comentários ao teu blog e ver coisas tão interessantes, ditas por quem sabe, que é nem mais nem menos o nosso amigo F.Pedro.
De certo modo o nosso ego cresce um bocado, quando te endereçam de uma maneira tão simples e despretenciosa palavras de apoio como estas, que calam bem no fundo do coração e fazem com que eu continue a sentir-me uma
Mãe babada

Anónimo disse...

Ricardo,

de vez em quando aqui passo e finalmente luz...um texto teu...dois!!Um dedicado á tua Inês, que é linda e que te ama muito, outro, um belo retrato de três missões.
Em 2008 havará mais duas missões-FEV e AGO...dos CMDS!!

Vê lá se tiras um descanso... em 2008 também deverá ser activada outra companhia, desta vez será em Évora!

Um grande abraço para ti e camaradas

M
Á
R
I
O

R
E
V
A
S

Anónimo disse...

Queria dizer Beja... acho eu!

kalika disse...

Boas Camarada Ricardo Gomes
500 dias já lá vão, e pior parece já ter passado.
Agora até ao vosso regresso é um instante.
Um grande abraço a todos os Militares "Comando" que se encontram aí contigo no Afeganistão.
Carlos Almeida
SAJ "CMD"
comandomotard.blogspot.com
Mama Sume

Anónimo disse...

Amigo Ricardo,
Estão quaze no fim de mais uma missão...que venham rápido todos vós.
Um abraço
Pires